domingo, 1 de julho de 2007

Vacina que previne câncer de colo de útero mostra eficácia superior a 90%


Londres, 27 jun (EFE).- Cientistas finlandeses comprovaram que a vacina que previne o câncer de colo de útero, provocada pelo papilomavírus humano (HPV), tem uma eficácia para prevenir esta doença e as lesões pré-cancerosas de 90,4%, publica hoje a revista britânica "The Lancet".
Embora existam mais de 15 tipos de câncer de colo do útero, a vacina testada pelos pesquisadores atua contra os tipos 16 e 18, que representam mais de 70% dos casos de HPV no mundo todo.

A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) causa 99% dos casos de câncer de colo de útero, o segundo tipo mais freqüente nas mulheres européias depois do câncer de mama.
Dirigido pela professora Jorma Paavonen, do Departamento de Ginecologia da Universidade de Helsinque, a equipe de cientistas aplicou a vacina contra o HPV 16/18 em 9.258 mulheres e a vacina contra a hepatite A em outras 9.267, todas elas infectadas com o papilomavírus humano ou com algum grau de anormalidade citológica.

Após quinze meses, os pesquisadores descobriram que a vacina tem 90,4% de efetividade contra uma neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) grave, transtorno no colo do útero associado aos tipos 16 e 18 do HPV.

Também verificaram que o nível de proteção contra infecções persistentes do HPV 16/18 aos seis e aos doze meses é de 80,4% e de 75,9%, respectivamente.

Como se destaca no estudo, os resultados indicam que a vacina é efetiva e bem tolerada em uma ampla população de mulheres, o que reforça seu valor potencial para prevenir o NIC (Neoplasia Intraepitelial Cervical) e o câncer de colo de útero.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: