terça-feira, 31 de julho de 2007

Relação entre diabetes mellitus e síndrome das pernas inquietas

A síndrome das pernas inquietas é uma desordem do sono, caracterizada por movimentos periódicos e involuntários dos membros inferiores, enquanto o paciente está dormindo. Os movimentos costumam ser estereotipados e rítmicos, recorrendo geralmente a cada 10 a 120 segundos. O risco de ocorrência se eleva com a idade, e depende da presença de doenças neurológicas ou metabólicas e da história familiar positiva, para a enfermidade. A doença costuma resultar em insônia e sonolência diurna excessivas.

No intuito de verificar a relação existente entre o diabetes mellitus e a síndrome das pernas inquietas, um grupo de pesquisadores italianos publicou um estudo no Journal Sleep, em Julho de 2007. Participaram da pesquisa 124 pacientes, portadores de diabetes mellitus, além de 87 indivíduos, portadores de outras enfermidades endócrinas, que constituíram o grupo controle.

Os resultados divulgados revelaram que 17,7% dos pacientes, com diabetes mellitus, apresentavam quadro clínico compatível com síndrome das pernas inquietas. Por sua vez, apenas 5,5% dos indivíduos do grupo controle, demonstravam este diagnóstico. Os diabéticos, com diagnóstico deste distúrbio do sono, possuíam maior prevalência de polineuropatia (27%) e história familiar positiva da doença, em comparação aos diabéticos não portadores da síndrome das pernas inquietas.

Assim, os autores concluem que existe relação entre o diabetes mellitus e a síndrome das pernas inquietas. A polineuropatia diabética funciona como marcador de maior risco de surgimento desse distúrbio do sono.

Fonte: Journal Sleep

Nenhum comentário: