terça-feira, 26 de junho de 2007

Supergerme resiste a remédios em centros de saúde

Um estudo divulgado nesta segunda-feira mostrou que um estafilococo pode ter causado infecções em pelo menos um 5% dos pacientes de hospitais e clínicas dos Estados Unidos.

O estudo, divulgado pela Associação de Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia, revelou a presença do estafilococo dourado, altamente resistente à meticilina e invulnerável aos antibióticos comuns. O microorganismo é vinculado a infecções dérmicas graves e causa infecções no sangue, além de pneumonia e outros transtornos.

Em algum momento, pelo menos 30 mil pacientes de hospitais contraíram o estafilococo, segundo o relatório que será apresentado esta semana na reunião anual da associação, em San José (Califórnia).

Segundo John Jernigan, epidemiologista dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), "é um problema enorme nas instituições médicas e é necessário fazer mais para sua neutralização". O germe, contraído por contato, é comum nos locais onde pessoas com feridas abertas são atendidas, diz o relatório.

No entanto, os últimos casos confirmam focos entre presidiários, crianças e atletas, pelo contato ou uso comunitário de toalhas. O estudo em 1.237 hospitais e clínicas estabeleceu que, de cada mil pacientes, 34 tinham contraído o vírus e 12 estavam "colonizados", ou seja, tinham o estafilococo mas não mostravam sintomas.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: