domingo, 17 de junho de 2007

Tratamento de genes pode ser aplicado ao cérebro


Cientistas demonstraram que é possível aplicar o tratamento de genes ao cérebro, pelo menos em ratos, mediante injeções intravenosas, o que abre portas para tratamentos não agressivos das doenças neurais, publica hoje na internet a revista britânica "Nature".

A introdução de qualquer tipo de fármaco no cérebro pode gerar problemas, já que a barreira sanguínea age como barricada e impede a entrada de remédios.

Em um experimento com ratos, o cientista Manjunath N. Swamy e um grupo de colegas do Instituto para a Pesquisa Biomédica de Boston (EUA) percebem como ao injetar pequenos fragmentos de ácido ribonucleico (RNA) junto a um complexo de proteína virótica no fluxo sangüíneo de ratos infectados com uma doença mortal de encefalite, o complexo proteínico de RNA chegava ao cérebro.

As proteínas fixam as células neuronais, dando passagem ao RNA, que é absorvido e pode desativar genes-chave mediante um processo conhecido como interferência do RNA.

Após o experimento, os especialistas detectaram que 80% dos roedores tratados sobreviviam à doença, enquanto os ratos que não receberam o tratamento faleceram.

Apesar de advertirem para a necessidade de aperfeiçoar o método, os cientistas dizem que a técnica poderia oferecer uma forma útil de levar ácidos nucleicos e fármacos de moléculas pequenas ao cérebro.

Nenhum comentário: