quarta-feira, 13 de junho de 2007

Duas Gotinhas: Sábado é dia de vacinação contra poliomielite


Acontece no próximo sábado (16) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O Ministério da Saúde preconiza que 95% das crianças menores de cinco anos sejam vacinadas. A campanha vai das 8h às 17h. Todos os postos de saúde estarão aplicando as “gotinhas” contra a paralisia infantil.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Carina Biffe, diz que mesmo a doença estando erradicada do Brasil e do estado de São Paulo (desde 1988), a campanha é fundamental. Ela explica que quando o maior número possível de crianças são vacinadas ao mesmo tempo, elas liberam o vírus vacinal pelas fezes, estabelecendo uma proteção no meio ambiente. “Caso o vírus selvagem (causador da paralisia) chegue até nós ele será combatido pelo vacinal”, informou.

Embora as crianças sejam mais suscetíveis à doença em função do seu sistema imunológico, os adultos também podem se contaminar com o vírus da poliomielite. “Vacinando as crianças menores de cinco anos protegemos toda uma população através do meio ambiente”, salientou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Por essa razão mesmo as crianças com a caderneta de vacinação em dia devem ser imunizadas no sábado.

Em agosto acontece a segunda etapa da campanha e os pais devem repetir o procedimento de levar os filhos com até quatro anos, 11 meses e 29 dias às unidades de saúde. Os bons índices de imunização previnem que casos de paralisia infantil voltem a acontecer no país.

Nenhum comentário: