domingo, 8 de abril de 2007

Procura-se doutores


Fazendo um treinamento na área de saúde, você melhora o seu currículo e ainda tem a oportunidade de trabalhar de verdade no Reino Unido.

Exercer a carreira profissional que você escolheu ainda no Brasil ao morar no Reino Unido não é tarefa fácil e nem é uma oportunidade aberta para todos. No entanto, para aquelas profissões cuja demanda é imensamente maior do que a procura, o Reino Unido abre os braços – uma boa notícia se você é médico, dentista, ou formado em enfermagem. Isso não quer dizer que é fácil conseguir – não basta chegar ao país e começar a trabalhar. São inúmeros os requerimentos e, além disso, é essencial que já tenha um conhecimento de inglês acima da média. Já pensou não entender nada do que o paciente está sentindo?

A maneira mais fácil é começar fazendo um treinamento, e a preparação para isso pode levar mais de um ano, tempo mínimo que os órgãos da áera de saúde pedem que o contato seja feito. Você vai receber uma lista de vagas para treinamento, e embora elas sejam abertas a candidatos tanto do Reino Unido quanto de fora do país, existe uma lei que proíbe qualquer forma de discriminação, incluindo contra a nacionalidade. Você tem que garantir a possibilidade de uma vaga antes de vir ao Reino Unido. Parece trabalhoso, mas os salários são tão atrativos que pode valer a pena investir nisso. Por falar em gastos e investimentos, é possível que você tenha ainda que pagar taxas de inscrição no conselho profissional de sua área para poder atuar.

Além disso, para médicos, enfermeiros ou dentistas, existem vagas espalhadas por todo o Reino Unido que eles não conseguem preencher com a mão-de-obra local. Mas para começar a trabalhar você precisa passar por uma espécie de treinamento e provar que, além de qualificado para exercer sua profissão, você é capaz de se comunicar bem em língua inglesa. E não só de boa gramática esse conhecimento se sustenta. Se um paciente disser, por exemplo “I’d like to spend a penny”, não ajuda em nada você traduzir ao pé da letra e entender que ele quer gastar um centavo – o cidadão está tentando te dizer em outras palavras que está com vontade de ir ao banheiro.

A permissão para trabalhar no Reino Unido é, inicialmente, restrita ao tempo de treinamento, mas existem formas de extender essa temporada caso você tenha emprego garantido no fim do período. O mais fácil é que tudo seja feito enquanto você estiver ainda no Brasil, inclusive pedindo um “Entry Clearance”, uma espécie de visto prévio que deve ser fornecido pelo Consulado Britânico no Rio de Janeiro.

Caso você deixe para pedir a permissão de entrada quando chegar ao país, vai ter que ter todos os documentos em mãos, e ainda convencer o funcionário da imigração de suas quailificações. O que não é fácil, como bem sabe Alex Santos, dentista que trabalha atualmente como garçom. “Eu cheguei aqui em 2000 com os papéis todos na mão e pedindo autorização para trabalhar como dentista, mas eles disseram que eu deveria ter dado entrada no processo enquanto eu estava ainda no Brasil. Por sorte me deram um visto de turista que depois eu troquei pelo de estudante”, explica.

Enfermeiros

Quando você se registra no Nursery and Midwifery Council (NMC), você recebe um número de referência e uma identificação pessoal que devem ser apresentados quando você se candidata a um work permit. O órgão vai se certificar de que a qualificação que você tem é equivalente ao que é exigido no Reino Unido, mas provavelmente você vai precisar ainda completar um período de prática sob supervisionamento, que dura de três a seis meses e que acontece em um dos estabelecimentos autorizados pelo conselho. Isso deve estar detalhado na carta que você vai receber do NMC depois que se candidatar a uma vaga. Caso você seja bem sucedido nesse treinamento, você ganha o registro de autorização para trabalho.

A maneira mais fácil é, no entanto, entrar como estudante de enfermagem. Para isso, você precisa providenciar matrícula em um curso em uma instuição de ensino de enfermagem que seja devidamente reconhecida. Você tem que mostrar que não pretende trabalhar de outra forma que não na área de enfermagem. O seu visto inicial vai ter duração de acordo com o tempo de curso. Você pode estudar por até quatro anos com esse tipo de visto, sendo que ele deve ser renovado a cada ano.

Por causa do baixo número de profissionais da área no Reino Unido, essa é uma profissão valorizada no país. Cerca de 30% dos trabalhadores em enfermagem são contratados fora do Reino Unido. O salário inicial de um enfermeiro ou enfermeira começa em £ 16.000 por ano, embora a média de pagamento fique em torno de £ 19.000 a £ 20.000. Para enfermeiros experientes, a média salarial é entre £ 29.000 e £ 30.000. Mas isso pode chegar a ainda mais, dependendo da cidade em que se trabalha (em Londres, por exemplo, enfermeiros ganham £ 3.000 a mais), horários e outros acordos com o empregador. Nada mal.

Informações

Todos os formulários necessários podem ser encontrados no site:
www.workingintheuk.gov.uk

Nenhum comentário: