segunda-feira, 23 de abril de 2007

Começa Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe


Objetivo é imunizar 11 milhões de pessoas

Brasília - Começa hoje (23), em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, com o objetivo de imunizar 11 milhões de pessoas, número que representa 70% da população idosa. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, espera que, assim como no ano passado, o número de pessoas vacinadas ultrapasse as expectativas. Em 2006, foram aplicados mais de 13 milhões de doses.

Quem tem mais de 60 anos pode se dirigir a um posto de saúde até o dia 4 de maio para ser imunizado contra o vírus influenza, causador da gripe. O ministério disponibilizou cerca de 20 milhões de doses da vacina a 65 mil postos de saúde espalhados pelo país.

Por causa de dificuldades de locomoção e da falta de tempo dos acompanhantes durante a semana para levar os idosos até os locais de vacinação, a coordenação reservou o próximo sábado (28) como dia D da campanha. Nesse dia, todos os postos estarão abertos.

A campanha é anual e começou em 1999. A vacina é importada da França, mas a previsão é de que no ano que vem alguns estados já usem o medicamento fabricado no Brasil e, em 2009, todas as doses tenham sido produzidas no país. A fim de cumprir a meta, será inaugurada no próximo dia 28 a primeira fábrica brasileira de vacinas, instalada no Instituto Butatã em São Paulo.

Nenhum comentário: