quarta-feira, 11 de abril de 2007

Gordura anula efeito da vitamina C, diz estudo


A laranja é uma boa fonte de vitamina C

A presença de gordura no estômago pode cortar os efeitos anticancerígenos da vitamina C, segundo um estudo da Universidade de Glasgow.

Fazendo experiências em laboratório, uma equipe de cientistas simulou o que acontece no estômago humano, e descobriu que a vitamina C (ácido ascórbico) neutraliza compostos com potencial cancerígeno que são formados quando a saliva e o alimento se misturam com o ácido no estômago.

Mas quando eles acrescentaram gordura à mistura, o ácido ascórbico não foi capaz de transformar os componentes nocivos em substâncias inofensivas.

A pesquisa foi apresentada em uma conferência da Society of Experimental Biology.

Câncer

Os cientistas dizem que as descobertas mostram como a dieta pode estar associada a alguns tipos de câncer do estômago.

Acredita-se que os nitratos, presentes na saliva e também em alimentos, são capazes de provocar o câncer do sistema gástrico.

Quando o nitrato é engolido e cai no ambiente ácido do estômago, ele forma substâncias que têm a capacidade de converter uma gama de outras substâncias presentes no estômago em agentes com potencial para causar o câncer - os compostos N-nitrosos.

Antioxidantes como o ácido ascórbico evitam a formação dessas substâncias ao converter os nitratos em óxido nítrico.

Os cientistas descobriram, no entanto, que quando a gordura está presente, ela reage com o óxido nítrico para formar novamente os nitratos.

"Estes resultados mostram que a presença de lipídios pode alterar os efeitos protetores dos antioxidantes e que uma dieta rica em gordura pode infuenciar diretamente a bioqúimica gástrica", disse a coordenadora do estudo, Emilie Combet.

Comentando o estudo, a especialista da British Nutrition Foundation Bridget Aisbitt disse: "Câncer é uma doença complexa que se desenvolve durante muitos anos por causa de vários fatores genéticos e ambientais, então é muito importante que não se sugira que apenas um fator pode causar o câncer."

Ela acrescentou que antioxidantes compatíveis com a gordura, como o betacaroteno, podem também neutralizar os compostos nitrosos.

"Esta é mais uma razão para que se enfatize a importância de uma dieta balanceada onde refeições ricas em gordura não sejam freqüentes e cinco porções de frutas e legumes - nossa fonte principal de vitamina C - sejam consumidas por dia."

Fonte: BBC Brasil

Retirado do site:

Nenhum comentário: