sábado, 7 de abril de 2007

Novo medicamento contra HIV tem resultados promissores

Darunavir é um tipo de droga que impede que o HIV se reproduza no sangue (05/04/2007)

NOVA YORK - Um novo medicamento para combater o vírus HIV apresentou resultados altamente promissores em testes, quando combinados com tratamentos já existentes, disseram pesquisadores espanhóis.

Darunavir foi ministrado a pacientes em estado avançado da infecção por HIV, seguindo uma dose pequena do antiretroviral em uso ritonavir.

Há uma necessidade de novas drogas antiretrovirais, na medida em que os atuais tratamentos começam a ser ineficazes depois de vários anos.

O estudo, feito por uma equipe de um hospital de Barcelona, foi divulgado na revista The Lancet. Darunavir é um novo inibidor de protease, um tipo de droga que impede que o HIV se reproduza bloqueando a ação da enzima protease.

Pacientes recebem a atual terapia combinada sozinha, ou a mesma combinação com o acréscimo de duas doses diárias de darunavir e ritonavir.

Os pesquisadores verificaram o impacto das drogas ao medir a quantidade de material genético do HIV (RNA) no sangue dos pacientes depois de 48 semanas.

O RNA é uma molécula que se parece com o DNA e que tem o potencial para desativar genes que podem causar danos ao organismo.

Os pesquisadores espanhóis descobriram que 61% dos pacientes que tomavam a nova droga conseguiram uma redução de dez vezes em comparação à redução de apenas 15% dos integrantes de um grupo de controle.

Quase a metade (45%) dos pacientes que tomavam darunavir-ritonavir tiveram reduzida a concentração de RNA do HIV a menos de 50 cópias por mililitro de sangue - o menor valor registrável.Só 10% do grupo de controle conseguiu isso.

Imunidade

O número de células-chave do sistema imunológico, CD4, em pacientes que tomavam a nova combinação de drogas também aumentou uma média de 102 células por micro litro (medida equivalente a um milésimo de mililitro), em comparação a um aumento de apenas 19 células por micro litro no grupo de controle.

Estudos anteriores mostraram que menos de 10% dos pacientes em terapia regular combinada cuja contagem de CD4 aumenta em mais de 100 células por micro litro acabaram desenvolvendo Aids e morreram em três anos.

Em comparação, 85% daqueles com um aumento da contagem de CD4 de menos de 25 células por micro litro desenvolveram Aids, ou morreram em um mesmo período.

Rodger MacArthur, da Universidade Estadual de Wayne, na cidade americana de Detroit, disse que são necessárias mais pesquisas para estabelecer plenamente o impacto da droga.

Mas ele disse: "Por enquanto, todos nós que tratamos de indivíduos infectados com HIV, provavelmente vamos nos alegrar com a disponibilidade de darunavir, que parece ser um agente seguro, bem tolerado e verdadeiramente eficaz contra HIV resistente a várias drogas."

Roger Pebody, do Terrence Higgins Trust, disse: "Darunavir pode fazer uma diferença real para pessoas com HIV que são resistentes a outras drogas."

"É um em um punhado de novos tratamentos que estão transformando a perspectiva para as pessoas que não podem controlar o seu HIV com as terapias combinadas existentes."

"É fantástico que os tratamentos estejam avançando e oferecendo esperança para pessoas que podem ter achado antes suas opções de tratamento muito limitadas".

Nenhum comentário: