segunda-feira, 14 de maio de 2007

Terapia ocupacional ajuda a diminuir estresse e ansiedade dos pacientes internados


Terapia ocupacional ajuda a diminuir estresse e ansiedade dos pacientes internados

O esforço para transformar o ambiente hospitalar em um local mais humanizado e melhorar a qualidade de vida dos pacientes internados ganhou aliados importantes nos últimos meses no INC. Com a ajuda de terapeutas ocupacionais, desde o fim do ano passado, o Instituto está oferecendo atividades lúdicas, educativas e expressivas aos pacientes. As sessões incentivam a interação com os profissionais de saúde, auxiliando na adaptação à internação e aos procedimentos invasivos, como cirurgias e cateterismo.

“Através de brincadeiras livres, jogos, desenho, pintura, corte e colagem, buscamos criar uma realidade mais humanizada, ajudando a aliviar a sensação de isolamento das crianças”, ressaltou Maria Regina Horta, terapeuta ocupacional do Serviço de Cardiologia da Criança e do Adolescente. Para a terapeuta ocupacional Cibele Magalhães, que trabalha com pacientes adultos, a abordagem de temas ligados à qualidade de vida durante as sessões tem sido uma ferramenta importante para prevenir e controlar o estresse e a ansiedade, sentimentos comuns no pós-operatório.

Em março, durante uma dessas sessões em grupo, a terapeuta pediu que os pacientes criassem frases que representassem o que era saúde para cada um. Um dos pacientes internados na época, Antônio Braz, adaptou a música “Só vou gostar do que faz bem para mim”, de Roberto Carlos. “O episódio serve para mostrar como esse nosso trabalho pode ajudar a transformar a recuperação em um período menos desgastante. Ao levar para a música os fatores de risco da coronariopatia, o paciente inovou e foi criativo”, comemora Cibele. A seguir, confira dois trechos da música.

"De hoje em diante, eu vou modificar o meu modo de vida./Com a cirurgia no meu coração, acabou minha dor./Agora não vou mais fumar. cansei de infartar, vou respirar enfim./E pra completar, eu só vou gostar do que faz bem para mim (...)”

“(...) Não vai ser fácil eu bem sei,/mas já acertei, com toda a família./Comer é tão bom, mas na quantidade,que preserve a minha vida.”

Só vou gostar do que faz bem para mim, de Roberto Carlos. Adaptação de Antônio Braz.

Fonte: INC

Nenhum comentário: