domingo, 20 de maio de 2007

Passeata une acadêmicos e enfermeiros contra Ato Médico


Passeata une acadêmicos e enfermeiros contra Ato Médico
18/05/2007

O encerramento da Semana de Enfermagem culminou com uma passeata realizada hoje 18/05 150 manifestantes saíram às 15:30 da Igreja da Candelária em Direção à Praça Floriano (Cinelândia, cidade do Rio de Janeiro). O evento contou com a participação do Sindicato dos Enfermeiros - RJ, Profissionais da Enfermagem e principalmente alunos das Escolas de Enfermagem, Anna Nery UFRJ, UniRio, UERJ e Associação Brasileira de Enfermagem-RJ, que num ambiente alegre exibiam galhardetes e faixas, em defesa da profissão.

Chamando a atenção popular para os problemas vivenciados por mais de um milhão de profissionais em todo o país, as manifestações dos oradores presentes se direcionaram em especial contra o Ato Médico (projeto que se encontra em tramitação no Senado Federal que visa regulamentar o exercício da Medicina). Este projeto traz no seu bojo conteúdo que procura restringir o exercício de 14 categorias profissionais na área de saúde tais como: Enfermeiros, auxiliares, e técnicos de enfermagem, psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, fonoaudiólogo entre outros.

Os protestos de uma categoria compostos em sua maioria por mulheres foram também dirigidos à mercantilização da medicina, e pelo resgate profissional através de slogans a exemplo: “a nossa luta é todo dia somos enfermeiros e não mercadoria”. Foi lembrado que os enfermeiros ficam ao lado dos pacientes 24 horas; são eles que dão o primeiro atendimento, no entanto, não tem piso salarial, nem jornada de trabalho. Reivindicam uma jornada de 30 horas, e pela implantação do Plano de Cargo e Carreira Salário.

De mãos dadas em círculo e cantando o hino Nacional, sindicalistas, profissionais de enfermagem, professores e alunos da Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ, UERJ e UniRio, encerram passeata Praça Floriano Cinelândia.

Maria do Rosário Amaral
Assessoria imprensa
Cel: 9404-0941 Tel: 2220-4296

Nenhum comentário: