sábado, 19 de maio de 2007

Carta aberta a população


CARTA ABERTA A POPULAÇÃO
17/05/2007

CARTA ABERTA A POPULAÇÃO

Nós, Profissionais da Enfermagem, trabalhadores, professores e estudantes juntos com demais profissionais da área de saúde vimos a público, em defesa do exercício das nossas profissões. É preciso que a população entenda quem somos, o que fazemos e porque lutamos e a defendemos.

A Enfermagem no Brasil, enquanto força de trabalho, tem um contingente de mais de um milhão de profissionais. É composta pelo Enfermeiro, Técnico e Auxiliar de Enfermagem e juntos com outros profissionais de Saúde (Psicólogo, Assistente Social, Médico, Fonoaudiólogo, Farmacêuticos, Fisioterapeuta, Nutricionista, dentre outros), formam a chamada “Equipe de Saúde”, que existe em toda a rede pública e privada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Temos uma carga horária extensa, que nos leva ao cansaço extremo, mas sabemos que precisamos atender melhor o paciente. A convivência diária com os enfermos e seus familiares nos leva a um compartilhamento dos problemas e das condições e tensões de vida da população. Entretanto somos muitas vezes incompreendidos e explorados enquanto profissionais, sem termos o nosso valor reconhecido. Trabalhamos em condições precárias, sem piso salarial, sem carga horária definida. Sofremos as conseqüências imediatas do mau gerenciamento, e da falta de qualidade nos hospitais, postos e outras unidades do sistema de saúde tanto público quanto privado; o que resulta muitas vezes em agressões de todos os tipos. Não é à toa que em nível mundial, 62% dos Enfermeiros sofrem de violência e assédio moral. Recentemente uma liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal ao Conselho Federal de Medicina nos limitou o direito de exercer a nossa profissão. Essa é mais uma investida corporativa e conservadora de parte da categoria médica.

A enfermagem em nível nacional, estadual e municipal pede passagem ao público para mostrar o que está reivindicando. Contamos com o apoio de vocês para o sucesso da nossa profissão. Temos a certeza de que essa vitória também significará a melhoria de qualidade da saúde do povo brasileiro.

Queremos que a gestão dos serviços e a assistência à saúde sejam de qualidade onde todos tenham acesso conforme determina a Constituição Brasileira de 1988.

Queremos segurança e respeito quanto aos direitos de cidadania da população e dos profissionais de Saúde, de forma coerente com os princípios democráticos de justiça e eqüidade social.

Exigimos que o SUS seja cumprido em seus três níveis de governo: União, Estados e municípios e pelo setor privado conveniado. A nossa constituição aprovou o SUS com o intuito não apenas de atender consultas, exames e internações, mas de promover ações intersetoriais nas áreas de saneamento, alimentação, habitação, segurança no trabalho porque é dever do Estado.

Defender o exercício pleno das nossas profissões significa também neste momento, sustar a aprovação do projeto de lei do Ato Médico, que tramita na Câmara Federal e que centraliza na área médica a atuação dos serviços de saúde.

Por fim, agradecemos a você que nos deu atenção, esteja certo que a enfermagem estará sempre presente em defesa da qualidade no atendimento da saúde e em defesa da vida!!!

SINDICATO DOS ENFERMEIROS DO RIO DE JANEIRO

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM - SEÇÃO RJ

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OBSTETRÍCIA E ENFERMEIROS OBSTETRAS

ESCOLAS DE ENFERMAGEM DO RIO

Nenhum comentário: