sábado, 6 de outubro de 2007

Bomba gay e baunilha extraída de estrume levam o Ignobel 2007


Premiação é uma sátira de descobertas científicas curiosas e inusitadas.

Troféus foram entregues por renomados cientistas vencedores do Nobel.

"Os efeitos colaterais da ingestão de saibro" (na categoria Medicina) e "Como extrair baunilha do estrume da vaca" (na categoria Química) estão entre os vencedores do divertido Prêmio IgNobel 2007, entregue nesta quinta-feira (5) na Universidade de Harvard a cientistas de cinco continentes.

A premiação é uma sátira criada para “honrar conquistas científicas que fazem as pessoas rir e depois pensar”. Entre os dez trabalhos premiados, três são de autores da América Latina.

Um deles é o de Enrique Cerda Villablanca, da Universidade de Santiago, no Chile, por estudar como os lençóis amassam. O segundo, dos argentinos Patrícia Agostino, Santiago Plano e Diego Golombek, reconhecidos pela descoberta de que o Viagra reduz o “jetlag”, mal-estar que acomete aqueles que fazem uma viagem atravessando vários fusos horários. Publicado pela Academia de Ciências argentina em junho de 2007, o trabalho demonstrou que o princípio ativo sildenafil incide sobre o relógio biológico do corpo humano e permite superar a defasagem do sono em viagens de avião.

Enquanto isso, o colombiano Juan Toro subiu ao palco para dividir com dois pesquisadores espanhóis o prêmio de Lingüística, pela descoberta de que ratos não conseguem distinguir holandês de japonês – se as línguas foram pronunciadas ao contrário.

Mayo Yamamoto, que levou o prêmio na categoria de Química por sua pesquisa sobre a extração de baunilha a partir do estrume da vaca, ganhou um sorvete em sua homenagem chamado de "Yum-a-moto Vanilla Twist".

O IgNobel da Paz foi para um laboratório de Dayton por sua "bomba gay". Desenvolvida em 1994, trata-se de uma arma química que provoca no exército inimigo uma atração sexual irresistível.

Outros vencedores foram a holandesa Johanna E.M.H. van Bronswijk pelo censo das formas de vida que existem em uma cama, como insetos, aranhas, crustáceos, bactérias, algas, fungos, entre outros - e o de Medicina, para um estudo intitulado "O Ato de Engolir Espadas e Seus Efeitos Colaterais".

Já o prêmio de Nutrição foi para Brian Wansink, da Universidade Cornell, por estudar o apetite humano servindo sopa a seus voluntários em pratos sem fundo que permaneciam sempre cheios.

Em sua 17ª edição, a premiação foi entregue no teatro Sanders da universidade pelo comitê organizador, composto por Marc Abrahams, editor da revista humorístico-científica “Os anais da pesquisa improvável” e de associações de pesquisadores e estudantes de Harvard.

Os troféus em forma de galinha foram entregues por renomados cientistas que já receberam o prêmio Nobel, como Craig Mello (Medicina, 2006), Roy Glauber (Física, 2005) ou William Lipscomb (Química, 1976).

Sete dos dez premiados estiveram presentes na cerimônia de quinta-feira pagaram pela viagem. Dentre eles, o britânico Brian Witcombe e o americano Dan Meyer, especialistas no efeito colateral causado pela ingestão de saibro.

Fonte: AFP

Nenhum comentário: