sábado, 13 de outubro de 2007

História familiar eleva o risco de surgimento da asma

A asma é um distúrbio respiratório crônico pautado por episódios de exacerbação clínica, os quais são usualmente desencadeados pela exposição aos alérgenos ambientais. Tais alérgenos estão presentes na poeira, mofo, pêlos e penas de animais, fumaça e são capazes de induzir uma resposta inflamatória nas vias respiratórias, com subseqüente redução do seu calibre e manifestações de chiera, dificuldade respiratória e falta de ar.

O surgimento da asma envolve a interação de fatores genéticos e ambientais. Pesquisadores suecos do Center for Family and Community Medicine Stockholm (Karolinska Institute) publicaram um estudo na revista Clinical & Experimental Allergy, em Setembro de 2007, onde avaliaram o papel das influências genético-familiares no risco de ocorrência da asma. A pesquisa inclui pacientes com idade entre 0 a 72 anos, selecionados durante um período de 17 anos.

Os resultados demonstraram que a presença de história familiar da doença, eleva em 3,7 vezes, o risco de surgimento da asma. Da mesma forma, o risco de desenvolvimento da enfermidade em gemelar, cujo irmão do mesmo sexo é asmático, é 13,38 vezes maior que o da população geral, sendo 5,17 vezes superior ao da população geral quando o gemelar é do sexo oposto.

Assim, os autores concluem que a asma apresenta um risco familiar superior ao verificado em outras enfermidades. Tal fato fala a favor da presença de um marcador genético envolvido na susceptibilidade ao desenvolvimento da doença.

Fonte: Boa Saúde

Nenhum comentário: