sábado, 13 de outubro de 2007

Trabalho doméstico pode ser prejudicial à saúde, diz estudo

O trabalho doméstico pode ser ruim para a sua saúde, de acordo com um estudo que sugere que arrumar a casa uma vez por semana com spray de limpeza comum e purificadores de ar impõe risco maior de asma em adultos.

Outros estudos relacionaram esses tipos de produtos a taxas maiores de asma entre profissionais de limpeza, mas a pesquisa publicada na sexta-feira indica que os outros também estão ameaçados.

A exposição a esses materiais mesmo uma vez por semana pode resultar em até um em sete casos de adultos com asma, escreveram os pesquisadores em uma publicação médica.

"O frequente uso de sprays de limpeza doméstica pode ser um importante fator de risco para asma entre adultos", disse Jan-Paul Zock, epidemiologista de um centro de pesquisa em Barcelona, que liderou o estudo.

Mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de asma.

Usando dados coletados em 22 centros de 10 países europeus, os pesquisadores estudaram mais de 3.500 pessoas em um período de nove anos para ver quantos desenvolveram asma e se a limpeza poderia ser uma causa.

Dois terços daqueles que informaram fazer a maior parte da limpeza eram mulheres e menos de 10 por cento eram donas de casa em tempo integral, segundo os pesquisadores.

O estudo descobriu que o risco de desenvolver asma aumentou com a frequência da limpeza e o número de sprays diferentes usados, mas em média ficava entre 30 a 50 por cento maior em meio às pessoas expostas aos sprays de limpeza pelo menos uma vez por semana.

Apesar de purificadores de ar, lustra-móveis e limpadores de vidro terem o efeito mais forte, os pesquisadores disseram que o estudo não determina qual mecanismo biológico gera o aumento do risco.

Fonte: Uol CiÊncia e Saúde

Um comentário:

Katy disse...

Interessante...Pena que não uso aerosol, senão já ia parar de trabalhar.........heehh