quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Enfermeiros pedem transparência nas eleições do Coren de Sergipe

Enfermeiros, auxiliares e outros profissionais da área de saúde protestaram esta manhã, 16, na porta do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) transparência no processo eleitoral. Os profissionais alegam que o edital para inscrições foi aberto no dia 9, e se encerra amanhã, 17, mas requisita documentos que levam no mínimo 15 dias para serem adquiridos.

Segundo Beatriz Barbosa, secretária geral do Sindicato de Trabalhadores da Saúde (Sintasa), essa foi a forma que o Conselho encontrou de barrar a participação de profissionais de nível médio. “O Conselho é composto por enfermeiros, auxiliares e técnicos, mas a direção é composta somente por enfermeiros. E esse edital foi uma forma de excluir as outras categorias do processo de eleição”, disse Beatriz.

O Sintasa, juntamente com o Sindicato dos Enfermeiros, irá preparar um documento relatando a situação e encaminhar como denúncia ao Ministério Público Federal. “O que está acontecendo é antes de tudo uma vergonha. È inconcebível nós termos de fazer uma manifestação na frente do nosso Conselho para cobrar moralidade e transparência”, diz a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Flávia Brasileiro.

De acordo com Flávia, a categoria não concorda com a atitude da atual direção, que para ele, é uma continuação da antiga, deposta por denúncias de corrupção. A antiga presidente do Coren, Hortência Linhares, foi presa há dois anos numa operação da Polícia Federal, acusada de desvio de dinheiro e formação de quadrilha. Segundo Flávia, Hortência estava esse fim de semana na sede do Coren em Aracaju, juntamente com a atual presidente Marli Palmeira.

A presidente do Coren não apareceu na sede do Conselho para dar a sua versão da situação.

Fonte: Infonet Noticias

2 comentários:

Anônimo disse...

fiz o blog www.psfcentro.blogspot.com
ajude a divulgar. vamos trocar ideias.

Anônimo disse...

ARBITRARIEDADE DO COFEN
O Plenário do COFEN, em uma Decisão injusta, arbitrária e escusa, afastou a Diretoria do COREN-DF, após os membros desta Diretoria terem aberto um processo por improbidade administrativa contra uma Conselheira Federal e um Conselheiro do próprio COREN-DF. Coincidentemente a Junta Interventora nomeada pelo COFEN é composta por profissionais ligados diretamente à Conselheira Federal denunciada! Vale ressaltar também que a mesma denúncia apresentada na Justiça Federal foi apresentada ao Plenário do COFEN e não foi acatada, ficando os Conselheiros livres para agir da forma como quizerem, com poderes para manipular a Junta interventora a seu bel prazer. Até quando os desmandos deste, que deveria ser o órgão que trabalha de maneira proba e de acordo com o que determina a Lei, vai agir como se órgão privado fosse, porivilegiando seus amigos e não se importando em apurar as denúncia contra eles?