sábado, 6 de outubro de 2007

Tuberculose: vacina terá desconto à países pobres

Os países em desenvolvimento poderão adquirir a preço reduzido a única vacina terapêutica contra a tuberculose que o laboratório espanhol Archivel Farma apresentou hoje no Fórum Europeu de Investidores em Biotecnologia, realizado em Zurique, na Suíça.

"A vacina é orientada àqueles que mais precisam, inclusive os pacientes dos países em desenvolvimento", explicou à EFE o diretor de pesquisa de desenvolvimento da vacina, o médico espanhol Pere-Joan Cardona. A vacina, batizada como RUTI, está na fase de testes clínicos.

Cardona explicou que a vacina, "única vacina terapêutica contra a tuberculose, está dando muito bons resultados, já que não apresenta nenhuma toxicidade e dá uma boa resposta imune", mas lembrou que não ficará pronta até 2012. O coordenador da pesquisa espera poder testá-la nos países mais pobres, onde a tuberculose causa maiores estragos.

Por isso, a RUTI será apresentada no IV Fórum Anual da Associação entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para os Testes Clínicos (EDCTP), a ser realizada em Burkina Fasso, na África, dos dias 22 a 24 deste mês. A organização promove e financia os testes clínicos de remédios contra malária, Aids e tuberculose em países pobres.

Além disso, Cardona assegurou que os países em desenvolvimento e ONGs poderão adquirir a vacina a um preço bastante inferior a que será vendido nos países ricos. Cardona se mostrou muito satisfeito porque, além de contar com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), alguns dos investidores institucionais, gerentes de capital risco, banqueiros e analistas já se mostraram interessados pela vacina.

Atualmente, um terço da população mundial sofre de tuberculose latente, ou seja, está infectada mas a doença ainda não se manifestou. A longa duração (nove meses) e os efeitos secundários (tóxico para o fígado) fazem com que 70% dos doentes abandonem o tratamento tradicional, mas a nova vacina só demoraria um mês a eliminar essa doença.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: