sábado, 18 de agosto de 2007

Temporão quer postos médicos para desafogar hospitais

O governo federal deverá criar novos postos de assistência médica em todo o País para desafogar as emergências dos hospitais públicos nas principais regiões metropolitanas, disse hoje o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O ministro informou que vai incluir o modelo das Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), criado no Rio, no chamado PAC da Saúde que será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Temporão quer criar pelo menos 150 unidades nos grandes centros, mas não estabeleceu prazos.

A UPA é um serviço pré-hospitalar, que segue um conceito intermediário entre os tradicionais postos de saúde e a emergência dos hospitais. "Acho que essa experiência compõe um modelo adaptável principalmente ao atendimento em regiões metropolitanas. Então, a idéia é incluir essa estratégia no plano que estou preparando para apresentar ao presidente Lula para que ela possa ser levada para todo o País", disse o ministro ao inaugurar a segunda UPA 24 horas do Rio.

A UPA de Irajá, na zona norte da capital fluminense, inaugurada hoje foi erguida em módulos metálicos em pouco mais de um mês. O investimento de R$ 1,5 milhão e os custos de manutenção são divididos entre os governos federal e estadual. O governo estadual e o Ministério da Saúde pretendem inaugurar outras 12 UPAs na região metropolitana do Rio até o final do ano.

Fonte: A tarde On-Line

Nenhum comentário: