sábado, 25 de agosto de 2007

Alergia cutânea e suas repercussões no humor

Praticamente, todas as doenças são capazes de influenciar o estado de humor de uma pessoa, deprimindo-o. Dificilmente, um indivíduo consegue manter-se em equilíbrio perfeito enquanto se encontra doente, a não ser que sua doença esteja estabilizada, bem controlada e/ou trazendo repercussões mínimas, não prejudicando suas atividades do dia-a-dia.

Pesquisadores da Universidade de Istambul, na Turquia procuraram confirmar se pacientes com urticária crônica idiopática (um tipo de alergia na qual a pele se apresenta com lesões avermelhadas que coçam, formando placas que podem se espalhar por todo o corpo, mas que não tem uma causa ou agente definido) também estão enquadrados entre aqueles que apresentam uma maior incidência de distúrbios mentais. Procuraram ainda tentar avaliar como esta doença influencia na qualidade de vida.

Os investigadores entrevistaram pacientes com urticária crônica (a maior parte composta por mulheres ( 84%), com idade média de 36 anos, cuja doença perdurava por ± 6, 5 anos), através de um questionário genérico, a fim de avaliar sua qualidade de vida.

Segundo os resultados da entrevistas, os distúrbios mentais estavam presentes em cerca de 60% dos entrevistados, confirmando a hipótese de que a urticária crônica idiopática, assim como outras doenças crônicas, pode levar ao desenvolvimento desses transtornos. A desordem mais freqüentemente verificada foi a depressão (40%). Um fato interessante é que uma imensa maioria dos pacientes (81%), acreditava que sua doença era decorrente do estresse. Portanto, cabe ao especialista estar ciente da possibilidade de problemas mentais associados à urticária crônica idiopática, de maneira a tratar adequadamente o seu paciente, proporcionando um melhora em sua qualidade de vida.

Fonte: Annals of Allergy, Asthma & Immunology

2 comentários:

Filipa disse...

Olá, tenho 26 anos e urticária cronica angioedema desde os 16 anos.
Depois de mtos testes, a unica descoberta foi, alergia ao meu proprio sangue, isto pq qd o meu plasma me foi injectado acusou uma alergia grd. Fiz plasma humano ate ficar tipo passador. Sem que tenham passado os episódios, cansei de serpicada todos os meses e deixei de ir fazer os tratamentos. À pouco tempo foi detectado uma disfunção tiroidite auto imune. A médica acredita que tratanto a tiroite a urticária "sai finalmente do meu corpo". De facto tenho estado melhor, mas como sei se não é um daqueles periodos como já tive em que não me aparece nada, simplesmente pq está adormecida? Obrigada!

Rafael Vidal Marques disse...

Olá Filipa ! Pode ser que a doença esteja realmente "adormecida" mas nunca deixe de se tratar e nunca perca a esperança.
Você é brasileira ?
Boa sorte ! Beijos