sábado, 25 de agosto de 2007

Hipertensão começa cedo

Doença atinge 20 a 30 por cento das crianças e jovens até aos 18 anos

A hipertensão atinge entre 20 e 30 por cento de crianças e jovens até aos 18 anos, mas na maioria dos casos a doença não está diagnosticada. Um estudo norte-americano mostra que o subdiagnóstico abrange três em cada quatro crianças.

Doença pouco associada às crianças e jovens, a hipertensão parece estar a aumentar entre os mais novos. Mais grave é que, na maioria dos casos, o problema é subdiagnosticado.

Nos Estados Unidos, foram observados cerca de 14.200 crianças e adolescentes. Mais de 500 tinham problemas de hipertensão, mas apenas 130 viram o diagnóstico confirmado.

Crianças portuguesas

Os resultados do estudo, publicado no "Journal of the American Medical Association", mostram uma realidade semelhante à portuguesa.

Por cá, a hipertensão afecta entre 20 e 30 por cento dos menores e o subdiagnóstico deverá também ser de três em cada quatro crianças.

O problema é relativamente recente e, tal como noutras doenças, surge devido à mudança de hábitos de vida.

A obesidade, que afecta já uma em cada três crianças portuguesas, é a principal responsável pela hipertensão.

Os apelos da alimentação menos saudável são muitas vezes demasiado fortes. Para ajudar a resistir às tentações, é vital o acompanhamento dos educadores.

Ter hipertensão sem saber é uma situação comum entre os adultos. Para evitar o mesmo ou pior cenário nas crianças, especialistas defendem que o rastreio passe a ser feito a partir dos três anos.

Fonte: SIC Online

Nenhum comentário: