sábado, 18 de agosto de 2007

Consumo de tomate pode reduzir o risco de tumor de próstata

O câncer de próstata é um dos tumores mais comuns no sexo masculino, sendo que sua ocorrência eleva-se com a idade. Costuma se manifestar a partir da sexta ou sétima décadas da vida, sendo mais comum em negros e nos indivíduos com história familiar positiva. Quando identificado precocemente é possível efetuar a uma cirurgia curativa, porém são freqüentes os diagnósticos de casos onde a doença já está bem avançada e se disseminou. Neste caso, as chances de cura diminuem muito.

Há evidências de que o consumo de tomate esteja associado a uma leve diminuição do risco de desenvolvimento de tumor prostático, segundo revela um estudo publicado na revista JNCI (Journal of the National Cancer). Os licopenos, compostos presentes em quantidades apreciáveis no tomate, seriam os principais responsáveis pela sua ação anticancerígena. Este composto possui comprovada atividade antioxidante, protegendo o organismo dos radicais livres tóxicos formados no metabolismo.

A propriedade anti-tumoral do tomate não se estende a todos os tipos de câncer, no entanto parece que a ação protetora fornecida pelos licopenos também reduz o risco de tumores ovariano, gástrico e pancreático. Estima-se que seja necessário o consumo diário mínimo de meio a um copo de tomate ou do seu extrato, para se beneficiar da suas propriedades anti-câncer.

Journal of the National Cancer Institute

Fonte: JNCI

Nenhum comentário: