A ansiedade é um transtorno psiquiátrico bastante comum, e caracteriza-se pela preocupação extrema em vários aspectos da vida cotidiana, irritabilidade, apreensão, cansaço fácil, sensação de nervos à flor da pele, tensão muscular, distúrbios do sono, dentre outros sintomas. Os estados ansiosos condicionam piora importante da qualidade de vida dos pacientes acometidos pela doença, com redução da produtividade, e limitações nas relações familiares e sociais.
A resposta secundária a exposição a figuras que representam sentimentos de raiva e alegria, em indivíduos com graus elevados de ansiedade, em comparação aos com baixos graus de sintomas ansiosos, foi avaliada por um grupo de pesquisadores suecos.
Os resultados apresentados demonstraram que os indivíduos com alto grau de ansiedade, expressaram reações emocionais negativas em maior amplitude, quando expostos a figuras faciais com mímica de raiva, em comparação aos indivíduos com baixo grau de ansiedade. Além disso, o estímulo visual com faces de alegria foi mais agradável, para o grupo de participantes altamente ansiosos.
Dessa forma, os autores concluem que as pessoas com alto grau de ansiedade são predispostas a expressar maior labilidade de sentimentos, possuem sensibilidade exagerada e possuem resposta de sobressalto aos estímulos sociais.
Fonte: Scand J Psychol
Nenhum comentário:
Postar um comentário