domingo, 3 de fevereiro de 2008

Aleitamento materno confere aos bebês resistência à asma

Amamentar os bebês faz com que eles desenvolvam defesas que os protegem das alergias às substâncias presentes no ar que causam a asma, segundo um estudo publicado hoje pela revista "Nature".

O trabalho indica que se a mãe transmite através do leite os alergênicos que respira do ar - e que causariam a asma alérgica -, o sistema imunológico do bebê cria tolerância a essas substâncias.

Pesquisadores franceses, liderados por Valerie Julia, fizeram testes em filhotes de ratos de laboratório aos quais a mãe transmitia, através do leite, os alergênicos que ela mesma respirava.

O resultado foi que os filhotes desenvolveram resistência a essa substância sem que a mãe transmitisse imunoglobulinas, mas os pequenos ratos desenvolveram as defesas necessárias: um antígeno específico.

Os cientistas acreditam que a descoberta pode ser o primeiro passo para desenvolver novas estratégias que permitam evitar o surgimento de alergias.

A asma afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo e se caracteriza pela obstrução das vias respiratórias quando se entra em contato com os alergênicos presentes no ar.

A disseminação da doença aumentou nas últimas décadas devido às mudanças sofridas pelo meio ambiente, principalmente a poluição atmosférica.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: