domingo, 16 de setembro de 2007

Idosos sofrem mais com o calor

O período de verão é caracterizado pela elevação da temperatura, na maioria das regiões brasileiras. De uma forma aguda, o calor favorece a ocorrência de episódios de desidratação e outros distúrbios no organismo, os quais afetam mais os idosos e as crianças.

Um estudo italiano, conduzido por um pesquisador da University of Padova, e publicado na revista BMC Public Health, em Agosto de 2007, revela que durante as estações de calor há um aumento da internação hospitalar dos idosos. As causas da hospitalização estão intimamente associadas aos efeitos nocivos do calor sobre o corpo, com destaque para a desidratação, hipertermia e falência renal súbita.

Os dias em que a umidade do ar se encontra mais elevada são aqueles em que se registram maior número de idosos admitidos em hospitais. Quando a onda de calor apresenta duração superior a 4 dias, observa-se um aumento da ocorrência de distúrbios respiratórios em 50%, bem como dobra o número de idosos que são encaminhados às unidades de saúde, com enfermidades relacionadas às altas temperaturas.

Durante o verão a população senil deve observar cuidados como hidratação freqüente, uso de roupas leves, procurar ambientes com ar condicionado e evitar a prática de exercícios extenuantes.

Fonte: BMC Public Health 2007

Nenhum comentário: