domingo, 20 de abril de 2008

COFEN É RECEBIDO NA ABEn

Reunião em Brasília entre os Presidentes da ABEn e do COFEN teve como objetivo tratar assuntos de interesse da Enfermagem

O Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Manoel Carlos Néri da Silva, solicitou uma audiência e foi atendido pela Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Maria Goretti David Lopes, na sede da ABEn Nacional, em Brasília, na última terça-feira (11/03). A intenção do encontro proposto por Manoel Néri foi retomar o diálogo entre as duas organizações, interrompidas por divergências éticas e políticas, estabelecidas por ex-gestores do sistema COFEN/COREN's.

Maria Goretti deixou claro que a ABEn foi a principal responsável pela criação do COFEN, fazendo inclusive a indicação da primeira diretoria do órgão. "O COFEN surgiu da luta da categoria liderada pela ABEn". A conversa, na opinião de Manoel Néri, foi pautada no interesse recíproco do desenvolvimento da Enfermagem brasileira.

Maria Goretti deixou claro que o ponto de partida do diálogo é a democracia e transparência no Sistema COFEN/COREN's, e solicitou a Manoel Néri a continuidade das apurações no caso do desvio dos mais de R$ 50 milhões do COFEN, cujos processados são os ex-gestores da Autarquia. Pediu também a devida punição àqueles que contribuíram para denegrir a trajetória da profissão, voltada para a atenção à saúde da sociedade.

"A ABEn não desistirá da punição dos assassinos dos enfermeiros Marcos e Edma Valadão e daqueles que covardemente os contrataram. Tentaram calar a voz dos que lutavam pela democracia e a ética no Sistema. E a história não permite a omissão da Enfermagem brasileira neste caso", disse a Presidente da ABEn.

Por outro lado, Manoel Néri reafirmou: "continuamos colaborando com o trabalho da polícia e do Ministério Público Federal. Não podemos permitir irregularidades no órgão que fiscaliza e normatiza o exercício da profissão dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem". Explicou ainda que o Sistema COFEN/COREN's passa, hoje, por um processo de mudanças. Dentre elas, destacou a transferência da sede do COFEN para Brasília e a transparência no pleito eleitoral dos COREN's. "Por isso, precisamos nos unir com entidades representativas. Assim conseguiremos construir novas perspectivas para a Enfermagem", explicou ele, lembrando que o Brasil possui atualmente mais de 1 milhão de profissionais de Enfermagem.

Na opinião de Maria Goretti, é necessário respeitar as competências de cada organização. "Reaproximações como essa, entre a ABEn e o COFEN, que foi criado a partir da luta dos profissionais à época para ser o normatizador da profissão, estimulam o desenvolvimento político da Enfermagem no país. Reiniciamos um diálogo, interrompido por desmandos e autoritarismo de quem preferia exercer um poder unipessoal e corrupto. A excelência das propostas, começando pelo cumprimento dos nove itens estabelecidos na Recomendação 002/2006, do Ministério Público Federal, poderá nos unir para um novo tempo", diz a Presidente.

Outro ponto discutido foi o Código Eleitoral, que precisa passar por modificações, para tornar as eleições do Sistema COFEN/COREN's democráticas. Maria Goretti defendeu as eleições diretas e informou-o das articulações promovidas pela ABEn para modificação da lei que ora rege o Sistema. Ela e Manoel Néri analisaram também os vários projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, como o que pretende reduzir para 30 horas a jornada semanal de trabalho dos profissionais de Enfermagem, estabelecendo uma agenda mínima consensual para atuação com relação às matérias de interesse da categoria.
Maria Goretti David Lopes, Presidente da ABEn, e Manoel Carlos Néri da Silva, Presidente do COFEN.




Manoel Néri e Maria Goretti, durante a reunião na sede da ABEn Nacional, em Brasília.


Fonte: COFEN

2 comentários:

Anônimo disse...

PESSOAL!!

ENTREM NA COMUNIDADE "TERAPIAS COMPLEMENTARES NA ENFERMAGEM", NO ENDEREÇO ABAIXO, VOTEM E DEIXEM SEUS COMENTÁRIOS.

ABRAÇO!

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=64774133

Anônimo disse...

30HORASSEMANAIS=PARATODAAENFERMAGEM,JÁ É UMA REALIDADE???OUÉ UM AINDA-UM-SONHO??DIZEM QUE-TODAACLASSEENFERMAGEM-DE-SANTACATARINA-DIZEM,QUE-TRABALHAM-MUITOMUITOMUITO-MAISDE-44HORASSEMANAIS, E TODA A ENFERMAGEM-SANTACATARINA-ENSINOMÉDIO-GANHAM-HOJE,AGORA, ATUALMENTE-apenasapenasapenas-MENOS-DE-01SM((SALÁRIOLIQUIDO))-E TODA A ENFERMAGEM-SANTACATARINA-CURSOSUPERIOR-GANHAM-HOJE,AGORA, ATUALMENTE-apenasapenasapenas-BEM-MENOS-DE-03SM((SALÁRIOLIQUIDO))-,ÉOQue-DIZEM””””E DO MESMO JEITO-QUE-É-EM SANTACATARINA É TAMBÉM DO MESMO JEITO-AINDA HOJE, AGORA,NESTEINSTANTE,ATUALMENTE EM MAIS DE 95% DE TODA A CLASSEENFERMAGEM EM TODO O TERRITÓRIOBRASILEIRO, EM TODO O PAÍS,..ABSURDOABSURDO—CADÊ A LEI ÁUREA, DA PRINCESA ISABEL, PARA LIBERTAR DEFINITIVAMENTE TODA A CLASSEENFERMAGEM, CADÊ???CADÊ???CADÊ???AINDA, NÓS DA CLASSEENFERMAGEM-SOMOS, AINDA, ESCRAVO(A)S///ACORRENTADO(A)S//CHICOTEADO(A)S-COM-PONTAS-AGUDAS--COM-CICATRIZES-ENSANGUENTADO(A)S-NOCORPOTODO/////-,E HOJE NÃO É SÓMENTE O(A)S-NEGRO(A)S-VINDO(A)S-DO-CONTINENTEAFRICANO-E SEU(A)S DESCENDENTE(A)S, ESCRAVO(A)S, HOJE-ESCRAVO(A)S-É-TAMBÉM-O(A)S-BRANCO(A)S/AMARELO(A)S/ÍNDIO(A)S...ETC...ETC...DA CLASSEENFERMAGEM,,, MAS,ALGUN(A)S-(((UM(A)S-05%))-DE-TODA-ACLASSEENFERMAGEM,TEVE-EOU-TEM-SORTE-POIS-TEVE-EOU-TEM//TEVE=SORTEADO(A)-PARA-SI-A LEI DO VENTRE LIVRE, QUE SÃO-APENASAPENASAPNEAS-O(A)S-05%QUE-JÁ-NASCEMLIVRES,ISTOÉ, ESTE(A)S-05%DETODA-ACLASSEENFERMAGEM-JÁ-TRABALHAM-AGORA-POR-30HORASSEMANAIS, E RECEBEM UM PROVENTORAZOÁVEL,ENTÃO, CADÊ A ATUAL-PRINCESA ISABEL, PELO AMOR DE DEUS, CADÊ???CADÊ???,E ENTÃO, QUEM IRÁ LIBERTAR-DEFINITIVAMENTE- TODA A CLASSEENFERMAGEM, LIBERTAR-DEFINITIVAMENTE=, QUEM????QUEM???AONDE ESTÁ A ATUAL-PRINCESA ISABEL, QUE FEZ A LEI ÁUREA E LIBERTOU TODOS O(A)S ESCRAVO(A)S, LÁ-NO SÉCULO XIX, E ESTAMOS HOJE AGORA ATUALMENTE NO SÉCULO XXI-(((REGISTRO PARA ALGUÉM NUM FUTURO DISTANTE, DA CLASSEENFERMAGEM-FUTURÍSTICO-EOU-TALVEZ-EM OUTRAS DIMENSÕES—NAVES INTERESTELARES---REGISTRE ISTO::::ANO TERRESTRE2009,, ESTADO SÃOPAULO, PAÍS BRASIL, CONTINENTE SULAMERICANO, PLANETATERRA, SISTEMASOLAR, GALÁXIA VIÁLÁCTEA, ANO2009PLANETATERRA-PLANETA AZUL--)))-????CADÊ???CADÊ??=