domingo, 13 de abril de 2008

Dengue migra com força para o interior do Rio

Apesar do Rio continuar como líder absoluto de notificações de dengue, o interior do Estado também vem sofrendo com a doença. Angra dos Reis é um dos municípios que mais preocupa as autoridades depois de uma explosão de 353% no número de casos, quando comparado aos meses de fevereiro e março. Campos dos Goytacazes, no norte do Estado, também preocupa com um aumento de 86% de notificações da doença.

A prefeitura de Angra dos Reis já confirmou três mortes da doença, mas investiga ainda outras seis vítimas suspeitas de terem contraído o vírus do Aedes aegypiti. A escalada da doença é visível, segundo os números divulgados pelo governo do Estado. Em janeiro, o município registrou 274 casos, em fevereiro outros 848 e, no mês seguinte, a epidemia explodiu na cidade com 3.839 notificações ¿ um aumento de 353% nas notificações.

Prefeitura nega
A prefeitura de Angra dos Reis, porém, defende que a situação do município não é tão grave quanto aparenta. De acordo com o coordenador da Vigilância Entomológica da Secretaria Municipal de Saúde, Leonardo de Freitas, o município já observa uma redução de 50% no número de casos até ontem. O Estado, porém, confirmou até o dia 9 deste mês 196 notificações em Angra uma média de 22 por dia.

"Temos, atualmente, 5.124 notificações, mas desse total apenas 486 pessoas confirmaram de fato serem vítimas de dengue", garante Leonardo. "A expectativa para este mês é de queda nos números."

Segundo Leonardo, a epidemia em Angra está concentrada na região conhecida como Grande Japuíba, área que cresceu desordenadamente nos últimos anos, onde vivem cerca de 35 mil pessoas. Segundo ele, 70% das caixas d¿água não tinham tampas.

"Temos ainda um clima atípico, com chuvas à noite e calor forte durante o dia", justifica o secretário de Saúde.

No interior, outro município que instiga preocupações é Campos dos Goytacazes, no norte do Estado. A cidade já registrou quatro mortes por dengue neste ano e, de fevereiro para março, teve um aumento de 86% nas notificações da doença.

Em janeiro, o município registrou 588 suspeitas de dengue. Em fevereiro, o número subiu para 948 e, no mês seguinte, quase sobrou com 1761 notificações da doença.

Fonte: JB Online

Nenhum comentário: