Nesse fim de semana o Ministério da Saúde descartou a possibilidade de um surto de febre amarela no Brasil. Mesmo assim, todo mundo quis se precaver e correu aos postos de saúde.
No caso das mães preocupadas com a saúde de seus bebês, na barriga ou recém nascido, a recomendação é que a dose seja dada para crianças acima de nove meses (seis meses para as que moram em áreas endêmicas).
No caso das gestantes, a vacina contra febre amarela não é recomendada. “Mas caso ela precise viajar para áreas de risco a solução é tomar a dose.” explica Jessé Reis Alves, responsável pelo Check-up do Viajante e pelo Serviço de Vacinação do Fleury.
Cerca de 5% das pessoas, incluindo os bebês, podem notar alguns efeitos colaterais de 5 a 10 dias depois de tomar a vacina, como febre, dor de cabeça e dor muscular.
Segundo relatos, existem casos de mães que resolveram sozinhas tomar a dose da vacina, depois foram acompanhadas pelo médico e não houve problema com o feto.
Mas o conselho é sempre o mesmo: converse com seu médico antes de tomar qualquer decisão.
Fonte: TERRA
2 comentários:
Olá bom Dia!!!
meu nome é Adriana, tenho 20 anos e estou grávida. estou preocupada por que eu não sabia que estava grávida e tomei a vacina no ínicio da grávidez, e meu Médico disse que meu bebe esta correndo perigo o que eu devo fazer?
Olá Adriana ! Você deve fazer um sério acompanhamento do feto para ver como está. Existe o risco de infecção para o feto.
Em um artigo cientifico que li, o pesquisador fez um estudo com gestantes que tomaram a vacina da febre amarela, sem recomendação, no ano 2000 em Campinas/SP, algumas tiveram reações como febre, dores nas articulações, dores musculares, dores abdominais e etc.
Você deve se tranquilizar e fazer o acompanhamento da sua gravidez, fazer o pré-natal direitinho. E qualquer coisa que sinta avise o seu médico ou procure um serviço de emergência.
Boa sorte ! Qualquer dúvida é só me escrever e pode ser no orkut.
Beijos
Postar um comentário