quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Quase 400 genes estão relacionados ao vício em drogas, aponta pesquisa


Cientistas da China identificaram cerca de 400 genes que parecem fazer com que algumas pessoas sejam mais vulneráveis ao vício em drogas. A descoberta pode abrir um novo caminho --ainda bastante controvertido-- para controlar o problema.

Os especialistas, da Universidade de Pequim, partiram da premissa de que fatores genéticos representam de 40% a 60% da vulnerabilidade de uma pessoa com respeito ao vício. Fatores ambientais e sociais seriam os responsáveis pelo índice restante.

Os pesquisadores se concentraram em quatro substâncias --cocaína, opiato, álcool e nicotina. Eles mapearam cinco principais rotas (ou "caminhos moleculares") que levam ao vício, segundo estudo publicado no "PLoS Computational Biology".

Descobrir quais são esses caminhos é importante no estudo de doenças complexas, já que elas permitem analisar quais são os genes e proteínas envolvidas no problema. No caso do câncer, por exemplo, os médicos utilizam esse método para fazer diagnósticos e previsões sobre o desenvolvimento da doença.

Para analisar o vício em drogas, os pesquisadores analisaram mais de mil artigos divulgados em publicações médicas nos últimos 30 anos que ligavam genes e certas regiões dos cromossomos ao vício em drogas. Eles, então, fizeram uma lista de 1.500 genes relacionados ao vício.

Essa lista deu origem a um banco de dados sobre genes ligados ao problema, que pode ser acessado no site karg.cbi.pku.edu.cn.Dado que alguns desses genes apareciam com mais freqüência que outros na análise dos "caminhos moleculares", os cientistas chegaram a 396 genes que estariam ligados ao problema.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: