sábado, 26 de janeiro de 2008

Febre Amarela Bebês e grávidas devem tomar a vacina?

Nesse fim de semana o Ministério da Saúde descartou a possibilidade de um surto de febre amarela no Brasil. Mesmo assim, todo mundo quis se precaver e correu aos postos de saúde.

No caso das mães preocupadas com a saúde de seus bebês, na barriga ou recém nascido, a recomendação é que a dose seja dada para crianças acima de nove meses (seis meses para as que moram em áreas endêmicas).

No caso das gestantes, a vacina contra febre amarela não é recomendada. “Mas caso ela precise viajar para áreas de risco a solução é tomar a dose.” explica Jessé Reis Alves, responsável pelo Check-up do Viajante e pelo Serviço de Vacinação do Fleury.

Cerca de 5% das pessoas, incluindo os bebês, podem notar alguns efeitos colaterais de 5 a 10 dias depois de tomar a vacina, como febre, dor de cabeça e dor muscular.

Segundo relatos, existem casos de mães que resolveram sozinhas tomar a dose da vacina, depois foram acompanhadas pelo médico e não houve problema com o feto.

Mas o conselho é sempre o mesmo: converse com seu médico antes de tomar qualquer decisão.

Fonte: TERRA

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá bom Dia!!!
meu nome é Adriana, tenho 20 anos e estou grávida. estou preocupada por que eu não sabia que estava grávida e tomei a vacina no ínicio da grávidez, e meu Médico disse que meu bebe esta correndo perigo o que eu devo fazer?

Rafael Vidal Marques disse...

Olá Adriana ! Você deve fazer um sério acompanhamento do feto para ver como está. Existe o risco de infecção para o feto.

Em um artigo cientifico que li, o pesquisador fez um estudo com gestantes que tomaram a vacina da febre amarela, sem recomendação, no ano 2000 em Campinas/SP, algumas tiveram reações como febre, dores nas articulações, dores musculares, dores abdominais e etc.

Você deve se tranquilizar e fazer o acompanhamento da sua gravidez, fazer o pré-natal direitinho. E qualquer coisa que sinta avise o seu médico ou procure um serviço de emergência.

Boa sorte ! Qualquer dúvida é só me escrever e pode ser no orkut.

Beijos