quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ENFERMEIROS PROMOVEM PALESTRA CIENTÍFICA NA UEA


Enfermeiros do Curso de Pós-Graduação em Estomaterapia da UEA promovem na próxima terça,dia 20, a III Reunião Científica em Estomaterapia: A mobilização passiva de pacientes com déficits neurológicos. As palestras serão no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde, Avenida Carvalho Leal, Cachoeirinha. Além da promoção da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), o evento tem o apoio da Cooperativa dos Enfermeiros Intensivistas do Amazonas (Coopenfint), e da Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest).

O Enfermeiro Paulo Sérgio, pós-graduando em Estomaterapia, e a Fisioterapeuta pneumofuncional, professora Joselaine Dantas serão os palestrantes na noite, que terá início às 18h30m, e as inscrições, que tem como público-alvo profissionais e acadêmicos de saúde, podem ser feitas na secretaria de Pós-Graduação da UEA, pelos telefones (92) 3214-9702 e 8818-1720, ou pelo e-mail vanessaenfermeira@yahoo.com.br sendo que as vagas são limitadas. Haverá entrega de material no local, bem como de certificado de participação.

De acordo com o site da Sobest (http://www.sobest.org.br/), o curso de Estomaterapia, que teve início no dia 06 de outubro do ano passado, é inédito em toda a região Norte, ou seja, essa será a primeira turma de enfermeiros especialistas. Ainda segundo o portal, a região norte é a mais carente do país nesta área, possuindo somente sete enfermeiros pós-graduados em escolas referendadas pela Sobest, e credenciadas pelo World Council of Enterestomal Therapists (WCET). Portanto, é uma região que necessitava urgentemente de um curso formador, para capacitar os enfermeiros para prestarem os cuidados avançado.

Para a atual presidente da Coopenfint, Suzany Teixeira, o início deste curso, além de um sinal de alerta, trás um novo rumo para o tratamento de feridas, estomas e incontinências na capital do Amazonas. “Vivemos em uma cidade com uma população muito grande, e a cada dia o número de pessoas que chegam aos hospitais com ferimentos, desde os mais simples, aos mais graves, aumenta. O fato é que Manaus não possui um local adequado, um ambulatório para tratar esses pacientes, e isso é de responsabilidade do município, que cuida da rede básica de saúde. Mas não basta existir uma unidade, tem que haver profissionais qualificados, e estes enfermeiros, ao final da especialização, terão não somente capacidade técnica e científica para prestarem os cuidados avançados, mas também de gerenciar o ambulatório, e até de implementar projetos na área . Isso é um orgulho para nós da Coopenfint, pois houve uma seleção rígida dos currículos, e logo após as entrevistas, dos 17 profissionais selecionados, quatro são enfermeiros intensivistas cooperados”, salienta.

Informações complementares sobre o assunto:

Estomaterapia

A Estomaterapia é reconhecida mundialmente como uma das especialidades da enfermagem, e seu especialista é denominado Estomaterapeuta (ET).

A estomaterapia se destina a:

• prevenir a perda da integridade da pele
• realizar tratamento avançado de pessoas com feridas (agudas e crônicas)
• reabilitar as pessoas que possuem estomias e incontinências (urinária ou anal)
• realizar cuidados com fístulas, drenos e tubos.

Estomia

Estomia é uma intervenção cirúrgica que cria um estoma - uma espécie de boca ou buraco na parede abdominal para expelir fezes e urina. O estoma não pode ser controlado voluntariamente. Daí surge a necessidade de usar as bolsas coletoras, cuja distribuição, na rede pública e privada, ainda é muito deficiente.

Breve histórico

A história da estomaterapia moderna começa em 1958, nos Estados Unidos da América, na Cleveland Clinic Foundation, com o coloproctologista Rupert Turnbull. O primeiro centro de treinamento em estomaterapia foi criado na Cleveland Clinic Foundation, em 1961.

Com o crescimento da especialidade, fez-se necessário a instituição de um órgão representativo internacionalmente, efetivado em 1978 e denominado World Council of Enterostomal Therapists (WCET), cujo objetivo principal, entre outros, é a promoção da identidade e normatização da especialidade no mundo e o intercâmbio entre seus membros.

No Brasil, a estomaterapia é um curso de Pós-Graduação Lato Senso(especialização), reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura e pelo WCET. O primeiro curso foi instituído em 1990, na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, sob a coordenação da Profª Drª Vera Lúcia Santos.

Assessoria de Imprensa COOPENFINT - Cooperativa dos Enfermeiros Intensivistas do Amazonas
Claiton Gomes - Jornalista
DRT/AM 0000249 FENAJ 86880
(92) 8802-5625 / 3648-0009 / 3646-1300

Nenhum comentário: