terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Câncer de próstata pode atingir mais os homens sexualmente ativos

Jornal do Brasil

LONDRES - Homens que são mais sexualmente ativos em seus 20 e 30 anos de idade correm um risco maior de desenvolver câncer de próstata, sugere uma pesquisa.

A equipe da Universidade de Nottingham estudou a frequência sexual, ou de masturbação, de 800 homens. E concluiu que aqueles que eram mais ativos enquanto jovens tinham mais chances de desenvolver câncer no futuro.

Os pesquisadores disseram que altos níveis de hormônios sexuais poderiam levar a um maior impulso sexual e ao tumor, informou a revista BJU International.

No Reino Unido, o câncer de próstata é o mais comum nos homens: mais de 30 mil novos casos são diagnosticados por ano. Esse tipo de câncer afeta a glândula prostática, que encontra-se perto da bexiga e produz um componente do sêmen.

A equipe da Nottingham, liderada por Polyxeni Dimitropoulou, recrutou mais de 400 homens diagnosticados com câncer de próstata, e depois compararam suas respostas às de 409 homens que acreditavam estar livres da doença.

Assim como foram questionados sobre quantas vezes tiveram atividade sexual desde a puberdade, foram perguntados sobre quantos parceiros sexuais tinham tido e se haviam sido diagnosticados com alguma infecção sexual.

A proporção de ambos os grupos foi aproximadamente a mesma: 59% disseram que tinham atividade sexual 12 vezes ao mês ou mais em seus 20 anos, caindo para 48% em seus 30 anos, 28% na faixa dos 40 e 13% em seus 50 anos.

Cerca de 2/5 do grupo de câncer de próstata tiveram seis ou mais parceiras, comprado com menos de 1/3 do grupo sem câncer.

Risco de freqüência

Houve também uma diferença entre os homens que se masturbavam ou faziam sexo com maior frequência, com 40% dos homens no grupo de câncer tendo atividade sexual 20 vezes por mês ou mais em seus 20 anos, comparado a 32% do grupo sem câncer.

A lacuna entre os dois grupos diminuiu com os homens de idade, sugerindo que a diferença era maior na idade mais jovem.

– O que fez o nosso estudo se destacar das pesquisas anteriores é que focamos num grupo etário mais jovem que o normal e incluímos tanto as relações sexuais quanto as masturbação em vários estágios da vida dos participantes – explicou Dimitropoulou.

Ele disse que era possível que os altos níveis de hormônios sexuais em alguns homens eram responsáveis pelo impulso sexual em seus 20 anos e 30 anos, e pelo desenvolvimento de câncer mais tarde.

– Os hormônios parecem desempenhar um papel chave no câncer de próstata e é muito comum tratar homens com terapia para reduzir os hormônios através da estimulação das células cancerígenas – disse Dimitropoulou.

Fonte: http://jbonline.terra.com.br/nextra/2009/01/27/e270125141.asp


Nenhum comentário: