quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Conheça o site do Museu Nacional de Enfermagem Ana Néri

O Museu

Apesar da evolução da Enfermagem, nos últimos anos, com o surgimento de novas técnicas e com a implantação de novos procedimentos utilizados nos desenvolvimento de sua prática, algo parece intocável: a essência do cuidar.

Desde as técnicas rudimentares utilizadas por nossos ancestrais, passando pelos primeiros socorros prestados por Ana Néri na Guerra do Paraguai, até às evoluções científicas atuais, a enfermagem preserva, nos dias de hoje, a dádiva da solidariedade.

Por isso, o Museu Nacional de Enfermagem Ana Néri - MuNEAN - trará ao público, não apenas a trajetória de uma evolução tecnológica deste ofício no Brasil e no mundo, mas evidenciará o caminho percorrido por profissionais que, por possuírem uma característica que a difere das demais profissões, demarcaram a história da solidariedade universal com o simples e verdadeiro dom do cuidar.

Concebido para compor um espaço único, o Museu Nacional de Enfermagem Ana Néri assumiu o compromisso de, mais do que meramente preservar a história da enfermagem, fomentar cada passo do processo evolutivo da profissão rumo ao futuro.

A expografia e as atividades do Museu serão desenvolvidas com enfoque em diversos públicos, incluindo portadores de deficiência visual, auditiva e locomotora. A exposição do Museu possibilitará ao visitante uma apreensão geral das práticas relativas à enfermagem ao redor do mundo, desde os seus primórdios. Técnicas, crenças e personagens, com suas devidas particularidades, serão retratados cronologicamente à medida que pontuam a sua presença na história, culminando com o estabelecimento, a partir do século XVIII, da enfermagem como profissão.

O MuNEAN possui como principal objeto de trabalho a Enfermagem brasileira, contudo para uma melhor compreensão da história e características desta profissão no Brasil, a exposição de longa duração iniciará com um panorama geral da história da Enfermagem no mundo.

Será apresentada a trajetória da arte de cuidar e curar, inerente ao instinto humano primitivo, desde o momento em que se torna uma profissão, se transforma na Enfermagem moderna sob a influência de Florence Nightingale, e avança cientificamente e tecnologicamente para o século XXI. Conheceremos também características e marcos da Enfermagem em diversas regiões do mundo.

Nenhum comentário: