sábado, 22 de dezembro de 2007

Hipocondria: tratamento ainda é pouco avaliado

Uma pessoa considerada como hipocondríaca é aquela que acredita estar constantemente doente, apesar de aparentemente sadia, e, em decorrência disso, freqüentemente procura auxílio médico ou se automedica, uma atitude que pode trazer ainda mais problemas à saúde e à qualidade de vida.

O tratamento da hipocondria nem sempre é fácil. Envolve conscientização do próprio indivíduo sobre o problema e mudanças de hábitos. Além disso, outros transtornos psicológicos também podem estar presentes, como depressão e a ansiedade, agravando mais o quadro.

O Cochrane Database of Systematic Reviews lançou, em outubro deste ano, uma revisão sobre os tratamentos direcionados aos hipocondríacos. O principal enfoque foi dado às psicoterapias.

Os principais métodos psicoterápicos avaliados englobavam a terapia comportamental, a terapia cognitivo-comportamental, o manejo do estresse e a psicoeducação. Todos demonstraram um grande sucesso no tratamento dos sintomas da hipocondria, com exceção da última técnica.

Apesar dos resultados satisfatórios, nenhum estudo comprovou realmente a cura da hipocondria, através da psicoterapia. Isso se deve, de acordo com os pesquisadores, ao pequeno número de pacientes estudado. Em virtude disso, eles sugerem que mais estudos deverão ser realizados, procurando determinar quais fatores realmente interferem nos resultados da psicoterapia de pacientes hipocondríacos.

Fonte: Boa Saúde

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é sério. Deveriam dar mais atenção aos hipocondríacos, mesmo que sejam poucos.