domingo, 13 de dezembro de 2009

Sedentarismo afeta profissionais de saúde do sul e do nordeste

Pesquisa revela a ocorrência de sedentarismo e fatores a ele associados em profissionais de saúde de 240 unidades básicas de saúde (UBS) nas regiões sul e nordeste do país. Organizado por pesquisadores das Universidades Federais de Santa Catarina e Pelotas, o estudo analisou 3.347 trabalhadores, e a prevalência do problema afeta 27,5% dos profissionais, sendo a maior incidência em municípios de grande porte e de alto nível socioeconômico.

Participaram da pesquisa profissionais da saúde, entre eles enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Os profissionais tinham, em média, 37 anos, e 33% eram agentes comunitários de saúde. O índice maior de sedentarismo foi encontrado nos profissionais que trabalham no modelo tradicional de UBS, quando comparado àqueles que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O estudo foi publicado na Revista Cadernos de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Fonte: http://www.coren-rj.org.br

Agência Senado veicula consulta sobre ato médico

A Agência Senado está veiculando uma enquete sobre o projeto de lei do Senado (PLS) 268/02 que define as atividades privativas dos médicos e as que podem ser realizadas por outros profissionais da área de saúde (ato médico). Em oito dias, a consulta recebeu mais de 100 mil votos, segundo a Agência. A enquete será veiculada até o fim do mês, e indaga se o profissional é favorável ou contrário à regulamentação do exercício da medicina nos termos do PLS.

Polêmico, o PLS enumera 15 atividades privativas dos médicos, entre elas a formulação do diagnóstico nosológico (que classifica as doenças), com a prescrição terapêutica, e a emissão de atestado sobre condições de saúde,

De acordo com a proposição, não são atividades privativas dos médicos os diagnósticos psicológico, nutricional e socioambiental, avaliações comportamentais e de capacidade mental, sensorial, perceptocognitiva e psicomotora.

O presidente do COREN-RJ, Pedro de Jesus Silva, convoca toda a enfermagem a participar da enquete. “É uma maneira de sensibilizarmos os senadores para que rejeitem o projeto que vai retirar a autonomia da enfermagem e de outras categorias profissionais”, salienta.

A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados em outubro deste ano.

Fonte: http://www.coren-rj.org.br




EMPRESA REÚNE 100 OPORTUNIDADES PARA AUXILIAR DE ENFERMAGEM

A Confiança Médica do Brasil, empresa especializada em home care e remoção, reúne 145 postos de trabalho para atuação na região metropolitana de São Paulo e na Baixada Santista.

A empresa informa que os profissionais serão contratados como cooperados ou autônomos.


Segundo Ari Arriola, diretor da Confiança Médica do Brasil, “o mercado de assistência domiciliar à saúde está em franca expansão e precisamos estar alinhados com o seu crescimento para que possamos oferecer excelência em nossos serviços”.


Há 100 vagas para auxiliar de enfermagem, 20 para enfermeiro, 20 para motorista socorrista e cinco para médico. A companhia busca colaboradores que tenham comprometimento com o trabalho, dedicação, espírito de equipe e sejam comunicativos.


Os interessados devem enviar o currículo, até o dia 20 de dezembro, para o e-mail: diretor@confiancamedica.com.br .


Fonte: JCConcursos


Retirado site: www.portalcofen.gov.br







MICHEL TEMER SE REÚNE COM REPRESENTANTES DA ENFERMAGEM

O presidente da Câmara Federal, Michel Temer (PMDB-SP), acompanhado dos deputados federais Mauro Nazif (PSB-RO), Carlos Sampaio (PSDB-SP), Jofran Frejat (PTB-DF) e Maurício Rands (PT-PE), recebeu, ontem (26/11), em audiência o presidente do COFEN, Manoel Carlos Neri da Silva; a presidente da ABen, Maria Goretti David Lopes; a presidente da FNE, Sílvia Casagrande; e o tesoureiro da CNTS, José Caetano Rodrigues, para estabelecer uma data para incluir na pauta da Câmara o projeto de Lei que institui a carga horária da enfermagem brasileira em 30 horas.

A princípio, Michel Temer se comprometeu em colocar o projeto em votação o mais breve possível, mas ponderou que não há tempo hábil para este final de ano devido à quantidade de projetos polêmicos que constam na pauta, a exemplo do Pré-sal e do Orçamento para o exercício fiscal de 2010.

Ficou acertado com os parlamentares que o PL das 30 horas entrará na pauta na semana do retorno do recesso do Poder Legislativo, ou seja, em fevereiro. Michel Temer prometeu marcar a data e avisar às entidades e organizações da enfermagem. Os parlamentares presentes se comprometeram em convencer o colégio de líderes para ajudar na aprovação do projeto.

Manoel Carlos disse que está otimista com a aprovação e não acredita que uma votação em meados do ano que vem prejudique.

"Estamos atentos a toda tramitação do PL das 30 horas e não será agora, no final de uma longa luta, que vamos permitir que ele seja derrotado. Assim que a data de votação no plenário da Câmara Federal for marcada, vamos iniciar a maior mobilização de uma categoria profissional para comparecer e pressionar para que seja aprovado", explicou Neri.