quarta-feira, 12 de maio de 2010

12 DE MAIO: DIA DO ENFERMEIRO

Hoje é o nosso grande dia !

Devemos comemorar, refletir, lutar por melhorias na saúde pública brasileira e melhores condições de trabalho e salários na nossa linda, importante e digna profissão !

Vamos nos unir mais, estudar mais e lutar mais !

No momento temos um importante projeto de lei que vai beneficiar a categoria: Enfermagem 30 Horas - PL 2295/2000.

Vamos pressionar o Congresso Nacional para aprovação deste projeto de lei.

FELIZ DIA DO ENFERMEIRO !!!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Anjos da Enfermagem iniciam atividades no Rio

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio aderiu ao programa Anjos da Enfermagem e inicia as atividades em maio. O programa é desenvolvido pelo Instituto Anjos da Enfermagem, organização não-governamental que atua no fortalecimento das ações de apoio a crianças com câncer e humanização da saúde. É um dos mais atuantes movimentos de responsabilidade social da enfermagem, e é mantido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e pelos CORENs.

No Rio, o programa será coordenado pela conselheira Georgina Rodrigues de Freitas, técnica em enfermagem. Segundo ela, o COREN-RJ será o representante legal do projeto em nível estadual, tanto para avaliar e controlar as ações como dar apoio administrativo e tático-operacional.

- Primeiro apresentaremos o programa às universidades e, depois, escolheremos as parcerias. O acadêmico selecionado será o elo com a coordenação regional. Por se tratar de um programa nacional, todas as ações serão monitoradas por uma equipe técnica – explica.

Georgina explica ainda que o programa é uma oportunidade de exercitar a solidariedade e de os estudantes de enfermagem desenvolverem atividades especializadas e importantes para o crescimento pessoal e profissional. Ela destaca que as parcerias também serão propostas a hospitais, instituições de apoio a crianças com câncer, escolas e empresas “do bem”.

A conselheira da CTC (Comissão de Tomadas de Contas) do COREN-RJ reconhece que o programa a fascinou por ter “um espírito infantil”. “Considero que o lúdico, o informal, dá mais sensação de acolhimento aos pacientes, e eles acabam se sentindo melhor.”

O presidente do COREN-RJ, Pedro de Jesus Silva, reconhece que o programa foi solicitado pela conselheira que, desde que o conheceu, se interessou em implantá-lo no Rio. Ele acredita que o projeto tem tudo para deslanchar, uma vez que a conselheira Georgina está empenhada na sua criação.

- Espero que consigamos implantar o projeto no Rio durante a Semana da Enfermagem. Estou otimista e confiante no trabalho dela.

Como surgiu o programa

Os Anjos da Enfermagem surgiram como projeto a partir de uma iniciativa de uma estudante de enfermagem e um grupo de voluntários na região do Cariri (CE), em 2003. Após a leitura do livro “Terapia do amor”, que retrata a vida do médico norte-americano Hunter Adams, mais conhecido como Patch Adams, o grupo passou a desenvolver um trabalho de humanização da assistência à saúde na região. Um ano depois, criaram o Instituto Anjos da Enfermagem.

Em 2007, o Instituto fez um estudo, em parceria com o Hospital Maternidade São Vicente de Paula – Centro de Oncologia do Cariri, em que identificou as necessidades das crianças com câncer no Cariri. A partir de então, os Anjos da Enfermagem redefiniram, como principal missão, o apoio a crianças com câncer e a humanização da saúde.

Com esse comprometimento e com apoio da enfermagem brasileira e do Sistema COFEN/CORENS, o Instituto pretende construir um centro de apoio às crianças com câncer no Cariri.

Fonte: Coren-RJ

sábado, 20 de março de 2010

DIA NACIONAL DE LUTA PELAS 30 HORAS DA ENFERMAGEM

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva, está convocando os trabalhadores da enfermagem do país a comparecerem em massa na Câmara Federal, no dia 13 de abril, às 10 horas, para cobrar a imediata votação do projeto de lei que estabelece em 30 horas a jornada de trabalho da categoria (PL 2295).

O objetivo da convocação, de acordo com Neri, é também sensibilizar os parlamentares para que aprovem em definitivo o PL 2295, visto que o projeto tramita no Congresso a mais de dez anos. As entidades representativas da enfermagem creditam esta demora ao lobby feito pelo setor privado que é contrário a aprovação.

Segundo Manoel Carlos, além da pressão política, as entidades vão esclarecer aos parlamentares que o projeto de Lei 2295 não onera o setor público e privado da forma como estão divulgando, pois confundem o PL que trata da jornada de trabalho com o do piso salarial. "São projetos distintos. Estão sendo utilizados juntos para desinformar e com intuito de confundir para que seja rejeitado. Isso a enfermagem brasileira não vai permitir", avisou.

A jornada de trabalho de 30 horas para os trabalhadores da enfermagem já existe em alguns estados e municípios por iniciativas próprias. Em Natal, por exemplo, a Câmara Municipal acabou de aprovar um projeto nesse sentido. As categorias da enfermagem querem apenas que a lei seja estendida para todos os trabalhadores do setor no país. São aguardadas caravanas de todos estados, assim como ocorreu em março do ano passado quando mobilizaram mais de três mil profissionais de enfermagem para uma audiência pública que ocorreu na Câmara Federal, considerada pelos parlamentes como a maior manifestação dos últimos vinte anos naquela casa.

Fonte:http://www.portalcofen.gov.br/Site/2007/materias.asp?ArticleID=10530§ionID=38

quinta-feira, 11 de março de 2010

SAÚDE DO ACRE ABRE EDITAIS PARA RESIDÊNCIA E CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) abriu edital para processo seletivo para o Curso de Especialização em Liderança em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, com 45 vagas, e para os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e Residência em Enfermagem Hospitalar, com 25 vagas.

O curso de especialização em enfermagem será realizado pela Universidade de Toronto (Canadá), em colaboração com a Universidade Federal do Acre e a Sesacre. A meta é qualificar enfermeiros que atuam na estratégia de Saúde da Família. A carga horária total é de 420 horas, na modalidade de pós-graduação. O público alvo são profissionais de nível superior de enfermagem, dos quadros efetivos das secretarias municipais e estadual de Saúde, lotados e atuando em Unidades de Saúde da Família.

As inscrições serão realizadas no período de 1 a 19 de março, na Secretaria da Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, sala 204, campus da Universidade Federal do Acre, das 8 às 12 horas (horário local).

Já as inscrições para os os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e Residência em Enfermagem Hospitalar deverão ser efetuadas no Departamento de Ensino e Pesquisa da SESACRE, ou através dos Correios (SEDEX): Rua José de Melo, 187 - Bosque, prédio do CECON, Rio Branco - Acre. CEP 69.908-330, Fone (068) 3223-5491.

O período de inscrição será do dia 9 ao dia 12 de março de 2010. Informações e dúvidas existentes através do telefone: 3223-5491.

O Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Família e Comunidade cumprirá carga horária de 40 horas semanais e receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 1.923,00, sujeita as deduções do INSS e IRPF, durante os dois anos de residência e iniciará suas atividades no dia 5 de abril de 2010.

O Residente do Programa de Residência em Enfermagem Hospitalar cumprirá carga horária de 42 horas semanais e receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 1.923,00, sujeita as deduções do INSS e IRPF, durante os dois anos de residência e iniciará suas atividades no dia 5 de abril de 2010.

As inscrições deverão ser efetuadas no Departamento de Ensino e Pesquisa da SESACRE, ou através dos Correios (SEDEX): Rua José de Melo, 187 - Bosque, prédio do CECON, Rio Branco - Acre. CEP 69.908-330, Fone (068) 3223-5491

Fonte: Agência de Noticias do Acre

PRESIDENTE DO COFEN DESTACA AS AÇÕES DOS ANJOS DA ENFERMAGEM

No encerramento do Fórum Nacional dos Coordenadores Anjos da Enfermagem em Fortaleza (CE), o presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Dr. Manoel Carlos Neri da Silva, parabenizou a iniciativa do evento, que reuniu 17 coordenadores que desenvolvem o projeto nos estados brasileiros, com o apoio do Cofen e de seus regionais.

Neri destacou que o Instituto Anjos da Enfermagem merece o apoio do sistema Cofen/Conselhos Regionais pois, além de ser um importante projeto de cunho social, seus resultados atestam a credibilidade depositada. É expressiva a atuação dos Anjos, sendo inclusive destacados pelas autoridades e pela mídia, disse Néri.

O presidente lembrou que a prestação de contas do Instituto foi aprovada pelo Tribunal de Contas da União - TCU e elogiada pela auditoria do órgão, dada a clareza, objetividade e lisura apresentadas.

Para a idealizadora do Projeto Anjos da Enfermagem, Jakeline Duarte, a confiança do COFEN possibilitou a implantação do projeto nos estados-sede dos conselhos regionais.

Rio de Janeiro e Mato Grosso estão em fase de implantação e devem entrar em atividade no mês de maio. O presidente do Coren-MT, Dr. Vicente Pereira fez questão de participar do Fórum e se mostrou impressionado com a abrangência que o programa alcança, garantindo um compromisso total do conselho daquele estado.

Assistencialismo Segundo Jakeline Duarte, a sede do Instituto passou a ser assistencialista, pois começou a abrigar as crianças que passam por assistência ambulatorial juntamente com suas famílias. Não podemos ignorar que essas crianças precisam do apoio e convivência familiar. Como casa de apoio, o Instituto Anjos tem contado com doações de empresas e pessoas físicas que contribuem com gêneros alimentícios, contou. O Instituto conta com o apoio de voluntários que são avaliados mensalmente e participam de reuniões contínuas para que se prevaleça a qualidade no atendimento assistencial.

Fonte: Coren-CE



terça-feira, 2 de março de 2010

FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA ABRE CONCURSO COM VAGAS NA ÁREA DE ENFERMAGEM

A Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf), na Bahia, abriu inscrições para 1,2 mil vagas no estado em cargos de nível médio, técnico e superior. Os salários vão de R$ 830 a R$ 4.065.69

As inscrições devem ser feitas até as 23h59 do dia 7 de março pelo site http://www.aocp.com.br/. As taxas são de R$ 40 para nível médio/técnico e de R$ 70 para superior.

Enfermeiro - Saúde da Família - 350 vagas (R$ 2.000.00)

Técnico de Enfermagem do Trabalho - 1 vaga (R$ 1.020.80)

Enfermeiro do Trabalho - 1 vaga (R$ 2.000.00)

Boa sorte meus amigos !!!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Portal de Enfermagem Sérgio Luz

Minhas amigas e amigos que frequentam este blog: navegando pela internet encontrei um portal de enfermagem muito bom. com inúmeras informações de utilidade para nós enfermeiros e futuros profissionais.

O portal é muito bem feito, de bom gosto, leve, fácil de acessar e navegar.

Além disso há informações sobre datas relativas a saúde, banco de empregos, legislação, eventos, indicadores, protocolos, publicações, entrevistas bastante interessantes e etc.

Portanto não deixem de acessar o portal !!!